PROGRAMAÇÃO
Quarta 20/04 | Quinta 21/04 | Sexta 22/04 | Sabado 23/04 | Domingo 24/04 | |
7 - 8 | - | Café da manhã | Café da manhã | Café da manhã | Café da manhã |
9 - 12h | Credenciamento | Mini-curso /oficina | Mini-curso/ oficina | ATO | 8 -10h Simpósio temático |
Credenciamento | Mini-curso /oficina | Mini-curso/oficina | ATO | 10 - 12h Avaliação do currículo de história do Nordeste | |
12 -14 | - | Almoço | Almoço | Almoço | Almoço |
14 -16 | Credenciamento | GD: Conjuntura | GD: Combate às opressões | COREHI | Plenária Final |
16-18 | Credenciamento | GD: Universidade e educação | Oficina para o ATO | GD: FEMEH E ME | Plenária Final |
18- 19 | Jantar | Jantar | Jantar | Jantar | - |
19 - 22 | Abertura: “o papel da juventude na construção da história” Plenária Inicial | Mesa 1: A cultura nossa de cada dia: o significado das manifestações culturais na sociedade de consumo. | Mesa 2: Nos porões da democracia : O que ainda resta da ditadura? | Mesa 3: Em defesa da história: Um debate sobre as concepções da história. | - |
22:30 às 02h | Cultural | Cultural | Cultural | Cultural |
EMENTAS:
-Abertura: introduzir a temática do EREH, numa perspectiva de entender o papel protagonista da juventude, na construção de uma nova sociedade.
Perfis: Grupo Só a arte nos resta
- Mesa 1- “A cultura nossa de cada dia: o significado das manifestações culturais na sociedade de consumo”: debater o significado das manifestações culturais na juventude de hoje, e de que maneira essas manifestações são absolvidas na sociedade de maneira geral. Assim como refletir sobre a cultura marginal como forma de resistência a sociedade de consumo.
Perfis: Lupércio (Direção de cultura do MST-Sergipe)
La Femina (Integrantes da Banda de Hip-Hop Sergipana)
- Mesa 2- “nos porões da democracia: o que ainda resta da ditadura”? Debater o caráter da democracia que se forjou no período pós-ditadura civil-militar, a política do esquecimento impulsionada pelo não acesso aos documentos deste período e por fim os resquícios deste período na criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.
Perfis: Victória Grabóis (Grupo Tortura Nunca Mais - RJ)
Célia Costa Cardoso (Professora Doutora do DHI UFS)
Coordenação de Campanha da FEMEH
- Mesa 3 – Em defesa da história: Um debate sobre as concepções da história. Discutir as diversas teorias que subsidiam o debate acerca da historiografia. Assim como entender o papel do indivíduo na construção da sociedade.
Perfis: Romero Venâncio (Professor do dept de filosofia da UFS)
Fabiano Duarte ( Professor do IFAL - Macéio)
- GD’s: Grupos de discussões com o objetivo de levantar propostas e ações para a regional nordeste da FEMEH. (GD's: Conjuntura, Combate às opressões, Universidade e educação, FEMEH e ME.)
- Avaliação do currículo de história do nordeste: fazer um diagnostico acerca do currículo de história do nordeste e propor uma alternativa de currículo que trace uma formação acadêmica baseada no senso crítico. As escolas devem enviar um roteiro de avaliação de cada estado, discutindo previamente.