sábado, 26 de fevereiro de 2011

Texto de esclarecimento


A COEREH do II Encontro Regional dos Estudantes de História do Nordeste a ser realizado em Sergipe no Campus São Cristovão entre os dias 20 a 24 de abril vem através de esse comunicado manifestar-se sobre as eventuais reclamações dos preços das inscrições do encontro. Trata-se da primeira manifestação da COEREH.
Primeiramente, queremos deixar claro que vem sendo discutido constantemente pela comissão organizadora do encontro os valores dos preços referentes às inscrições.

O que devemos pontuar concernente a isso:

1)         Um encontro de história é construído por estudantes. Não se trata de uma prestação de serviços e sim uma atividade que tem como objetivo promover o fortalecimento do Movimento Estudantil de História do Nordeste e da Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH), além de promover a integração e troca de experiências dos estudantes com atividades acadêmicas e culturais.

2)         A construção de um encontro requer enormes demandas financeiras para realização do mesmo, gastos como alimentação, limpeza, segurança, entre outros, que não são pagos pela universidade. A inscrição tem como objetivo principal o financiamento deste encontro em que os próprios estudantes de história irão usufruir.

3)         Não recebemos nenhum tipo de apoio financeiro da reitoria. Pelo contrário, por várias vezes a instituição tentou inviabilizar o encontro, tais como, limitar o número de participantes do encontro. Contudo, após negociações com a Universidade conseguimos solucionar este problema.

4)         Estamos encontrando sérias dificuldades de receber apoio financeiro das entidades as quais entramos em contato até agora, o que de imediato nos coloca inúmero problemas no processo de edificação do encontro, pelos motivos citados anteriormente.

5)         Pedimos a compreensão dos companheiros e companheiras que comparam os nossos valores com o de outro encontro. A realidade de cada instituição e cidade é diferente. Não dá para comparar a organização da UNE com a nossa.  A UNE recebe milhões do governo federal, e por ser representante nacional tem mais facilidade de conseguir parceria. Outra comparação comum é com encontros em cidades maiores do que a nossa, e que tem por conseqüência um mercado competitivo grande, ou seja, com maiores possibilidades de escolha de preços.

6)         Queremos deixar claro que estamos fazendo o possível para que esse encontro seja acessível a todos os estudantes de história do nordeste e que estamos abertos a diálogo. Estamos discutindo constantemente os questionamentos colocados do encontro. Mais uma vez, queremos deixar claro que os valores expostos pela COEREH têm como objetivo o financiamento do próprio encontro. A prestação de contas do encontro será realizada na plenária final. Um encontro de tamanhas dimensões implica em inúmeras dificuldades no processo de construção e requer imensos esforços da militância que o constrói.


Atenciosamente,

Comissão Organizadora do II Encontro Regional de História do Nordeste

Fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário